CERATOCONE

 

CIRURGIA DE CERATOCONE

O ceratocone é uma ectasia corneana de origem genética que cursa com afilamento corneano (geralmente central e paracentral) e aumento da curvatura da mesma, deixando-a em formato de um cone. A história familiar está presente de 6% a 8% dos casos, sugerindo herança genética.

Sabe-se que o trauma contínuo nos olhos (como o ato de coçar) pode colaborar para a progressão da doença. É uma patologia bilateral, mas pode ser assimétrica. Pode ter início em qualquer idade, mas é mais comum começar entre os 13 e 18 anos de idade e, após os 40 anos, tende a estabilizar. Pode estar associado a doenças sistêmicas como síndrome de Down, de Marfan e de Turner.

Pela irregularidade corneana que o ceratocone causa, nem sempre o paciente consegue boa visão com óculos. Nesses casos, é necessário fazer uso de lentes de contato rígidas (fluorcarbonadas) e, quando estas não são mais efetivas ou o paciente apresenta intolerância às lentes de contato, é possível realizar implante intra-estromal com anel de ferrara, cross-link e, como último recurso, o transplante de córnea.

Evolução dos Tratamentos Atualmente, o tratamento de ceratocone pode ser feito com anel de Ferrara, Cross-Link, transplante de córnea e adaptações de lentes especiais, como a lente escleral. Contudo, até pouco tempo atrás, o único recurso cirúrgico disponível para tratar ceratocone era a ceratoplastia penetrante de córnea (transplante de córnea). Ainda é um recurso existente, mas, por ser muito invasivo e com recuperação lenta, vem sendo cada vez menos usado. Além disso, sabe-se que uma córnea transplantada tem um tempo de viabilidade entre 10 e 15 anos.

Indicação da Cirurgia Assim que diagnosticado o ceratocone e comprovada a sua evolução (topograficamente), indica-se como tratamento o crosslink da córnea. Este tratamento tem a finalidade de estabilizar a doença, evitando, assim, que o ceratocone evolua para um transplante de córnea. Pode ser necessário a sua reaplicação 10 anos após o primeiro procedimento.

Já nos casos em que o ceratocone causa uma distorção corneana grande, com baixa visual mesmo usando óculos ou lentes de contato fluorcarbonadas (ou pacientes intolerantes às lentes), é indicado o implante de anel de ferrara intraestromal com LASER de fentosegundo. Este procedimento a Laser mostra-se muito preciso e melhora sensivelmente a qualidade da visão do paciente.

 
 

CONSULTA OFTALMOLÓGICA

O IMO - Instituto Médico e Oftalmológico, localizado em Campinas e Indaiatuba, oferece consultas com especialistas. Agende seu atendimento e faça um completo exame oftalmológico, capaz de diagnosticar precocemente as principais doenças que afetam a saúde ocular!

AGENDE UMA CONSULTA