CATARATA

 

CIRURGIA DE CATARATA

A Cirurgia de Catarata pode ser realizada por facoemulsificação e por laser, também conhecido como Lensex. É importante salientar que durante o procedimento é implantada uma lente intra-ocular (permanente), que pode diminuir a dependência de óculos do paciente, reduzindo graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia (grau de perto, também chamado de vista cansada).

Tipos de Cirurgia

A facoemulsificação do cristalino é realizada por uma pequena incisão corneana, através da qual a catarata é “sugada” pelas ondas de ultrassom do aparelho utilizado. Também pode ser feita por meio da combinação do LASER (Lensex) com o facoemulsificador. Nesse caso, é usado o LASER em várias etapas da cirurgia, minimizando o risco e aumentando a precisão cirúrgica.

No local da catarata, coloca-se uma lente artificial que fará o papel da lente natural removida, sendo imperceptível para os pacientes e para terceiros, não necessitando de manutenção ou troca. Existem vários tipos de lentes intra-oculares e, dependendo de cada caso, o oftalmologista irá indicar a mais adequada para o paciente.

É possível usar uma lente Esférica, que permite boa visão para longe (mas não em todos os casos, pois em alguns pode ser necessário usar uma lente Tórica), ou ainda lentes intra-oculares Multifocais, que permitem boa visão para longe e perto (reduzindo a necessidade dos óculos em 90% das vezes).

A escolha da lente intra-ocular ideal, optando pela esférica, tórica ou multifocal, depende da avaliação do médico e dos resultados dos exames pré-operatórios do paciente. Como outra opção, existe também a lente trifocal, que proporciona boa visão de longe, de perto e de uma distância intermediária. Essas lentes podem causar sensação de halos ao redor das luzes, principalmente à noite, já que são feitas com múltiplos anéis para proporcionar boa visão de longe e perto.

Após um período de neuro-adaptação, o paciente volta a ter uma vida normal (e nos raríssimos casos em que isso não ocorre, é possível trocar a lente). O procedimento cirúrgico é indolor e de rápida duração, sendo, na maioria das vezes, realizado apenas com colírios.

Por ser uma cirurgia com incisão pequena e quase sempre sem pontos, a recuperação visual é bem rápida e, dentro de poucos dias, o paciente já estará habilitado para retornar às suas atividades diárias.

 
 

CONSULTA OFTALMOLÓGICA

O IMO - Instituto Médico e Oftalmológico, localizado em Campinas e Indaiatuba, oferece consultas com especialistas. Agende seu atendimento e faça um completo exame oftalmológico, capaz de diagnosticar precocemente as principais doenças que afetam a saúde ocular!

AGENDE UMA CONSULTA